As plantas


alfazema

A Lavanda, ou Alfazema é facilmente identificada pelo seu aroma fresco e limpo, extremamente agradável. A tranquilidade e a pureza são inerentes à fragrância de alfazema. É originária das regiões montanhosas dos países mediterrâneos. Era muito conhecida pelos gregos e romanos, que utilizavam esta erva nos banhos, pelo seu perfume fresco e limpo. Também a usavam muito contra as dores de cabeça. O nome do seu género (Lavandula) é originado do latim “Lavare”, que significa lavar. Muito utilizada em banhos de purificação e como perfume. Pelo seu poder anti-séptico, foi amplamente utilizada na Europa durante a primeira e segunda guerra mundial para limpar os ferimentos dos soldados. Conta-se que a peste não chegava aos fabricantes de luvas. A forma como os luveiros de Grasse (França) utilizavam o óleo de alfazema, para perfumarem as suas luvas (que estavam sempre livres de parasitas e doenças) encorajou outras pessoas a usarem alfazema contra as pestilências.
Propriedades Medicinais: A Lavanda é sedativa, digestiva, anti-reumática, anti-inflamatória, anti-séptica, cicatrizante, relaxante, redutora da fadiga, sedativa, balsâmica e insecticida. Utilizada para acne, bronquite, leucorreia, nervosismo, reumatismo, tosse, vertigens. Ajuda nos casos de diarreia e estimula a secreção da bílis.

A Alfazema pode ser adicionada a banhos de imersão para induzir o sono e aliviar a tensão nervosa. Um banho em Alfazema é, em simultâneo, calmante e refrescante e é especialmente recomendado para quem sofra de hipotonia.
Acalma os estados nervosos e as dores de estômago.
Pode colocar alfazema dentro de uma almofada para dormir mais relaxadamente, cura os distúrbios do sono e facilita um repouso profundo e reparador.

O chá: Pode ser usado como tranquilizante, corta a ansiedade e ajuda nos casos de problemas de sono. É também recomendado como anti-convulsivo ou diurético.

Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de flores de Alfazema, deixe em infusão durante cinco a dez minutos e depois coe. Adoce com mel. Beba 2 chávenas, de preferência, antes do deitar. Ou, macerar 5 grs de flores durante 5 minutos numa chávena de água a ferver. Adoçar com mel e beber a seguir. Repetir a dose quatro vezes por dia. 
Com as folhas de alfazema, preparam-se também algumas infusões e dá-se sabor a alguns tipos de chá.
Chá de Mistura para Acalmar as Vias Respiratórias: Misture 1 colher de chá de flores de Alfazema com 1 colher de chá de hortelã-pimenta. Deite 1 chávena de água a ferver sobre a mistura, deixe em infusão durante cinco a dez minutos e depois coe. Adoce com mel. Beba 3 chávenas por dia.
O Banho: O banho de Alfazema ajuda no processo de limpeza do campo áurico, deixando a pessoa com uma disposição grande para iniciar algo novo. Deite 0.5l de água a ferver sobre 110g de flores, deixe em infusão uns dez minutos e depois junte a decocção à água do banho.
Na Cozinha: Pode adicionar alfazema a pratos de peixe e carne, bem como a doces. Bem conhecida como uma das ‘Ervas da Provença’, juntamente com o orégão, hissopo, manjericão, alecrim, salva, tomilho e funcho.

Vinho de Alfazema: Para melhorar a concentração, adicione 1 colher de sopa de flores de Alfazema a ½ l de vinho e deixe ferver durante alguns minutos. Deixe arrefecer e beba pequenas quantidades do preparado antes e depois de cada refeição.

Outros: Para repelir traças, coloque um pouco desta planta dentro do seu armário. Moscas e mosquitos também não gostam do cheiro de Lavanda, poutpourris com lavanda afastam os insectos.
Para aliviar dores de cabeça e sintomas nervosos adicione algumas gotas de óleo de alfazema a uma lamparina de aromas. O óleo essencial tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso central. Uma massagem com óleo de Alfazema alivia as dores provocadas pelo reumático. O óleo essencial de lavanda é usado para cortes, queimaduras, reumatismo, alergias de pele, queimaduras de sol, dor de cabeça, insónia, problemas inflamatórios, artrite, pelas propriedades bactericidas e anti-viróticas. Também é eficaz para restaurar a circulação sanguínea dos pés.

NOTA: AS flores não apresentam qualquer risco porque não são consumidas, mas como o óleo de lavanda é utilizado internamente, para purificar o estômago e os intestinos, pode causar tonturas e possível perda de consciência, por isso não deve ser consumido por grávidas. Nas massagens este óleo por ser muito concentrado deverá ser misturado com outro (1 ou 2 gotas numa colher de sopa de outro óleo).

Evitar o uso prolongado.

_________________________________________


salva

São utilizadas com frequência em comidas mais pesadas, como carnes gordas, pratos de forno, etc, pelas suas propriedades digestivas. A salva estimula a vesícula e ajuda a digerir as comidas mais pesadas.
A infusão das folhas secas ou frescas actua sobre o aparelho digestivo, além de ser utilizada como tónico e estimulante hepático ou para melhorar a circulação. As suas propriedades anti-sépticas tornam-na efectiva em gargarejos e a tratar bocas e gargantas inflamadas. As suas propriedades eliminam germes perigosos, desde as simples gengivites, tosses ligeiras, amigdalites ou inflamações das membranas mucosas. Mucolítico sem desidratar a membrana mucosa. A planta é também utilizada em casos de lactação excessiva, suores nocturnos, salivação excessiva, transpiração excessiva, ansiedade, depressão, esterilidade feminina e problemas relacionados com a menopausa. Pode tornar-se tóxica quando tomada por períodos mais prolongados. Externamente é utilizada para tratar picadas de insectos, infecções da pele e corrimento vaginal. Nestes casos deve colocar-se 30 a 40 gr/l de planta seca e ferver durante 10 minutos e aplicar sob a forma de compressas, lavagens ou banhos de assento. As folhas, quando aplicadas sobre um dente infectado, aliviam as dores. As folhas frescas podem ser utilizadas para limpar os dentes, simplesmente esfregando a página superior, mais rugosa, para conseguir o efeito.

Na cozinha: As folhas têm um aroma intenso e devem ser usadas regradamente. Podem ser adicionadas a sopas, carnes e peixe e devem ser apenas cozinhadas durante uns instantes. Salteada em óleo e manteiga é deliciosa com esparguete ou outra massa. Marinada p/grelhados: misture as folhas de salva c/ 1 dente de alho moído, casca e sumo de limão, 3 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta. Espalhe a marinada sobre a carne (ex: costeletas de cordeiro), reserve num local fresco, durante pelo menos 2 horas. Escorra bem a carne e grelhe.

O chá: Deite 2 colheres de chá de folhas de salva sobre agua a ferver (p/2 chávenas). Deixe em infusão durante 10 minutos e em seguida coe. Beba 2 ou 3 chávenas durante o dia, morno ou frio. Pode ser usado para gargarejar.

Leite quente com Salva: Ferva 1 colher de chá de folhas frescas ou secas de salva com 1 chávena de leite, deixe em infusão durante 3 minutos e em seguida coe. Beba 2 ou 3 chávenas durante o dia. Especialmente recomendado para as tosses. Quando tomado à noite, este leite ajuda a ter um sono calmo.

Cosmética: As folhas de salva adicionadas a banhos de imersão ajudam a acalmar inflamações e auxiliam na limpeza da pele


NOTA: A Salva contém uma substância venenosa e quando utilizada em grandes quantidades pode ser tóxica. Não deve beber mais de 2 a 3 chávenas por dia. As mulheres grávidas e epilépticos devem evitar a ingestão deste chá.

________________________________________


lucia-lima

A lúcia lima é uma planta originária da Argentina, Peru e Chile, mas aclimatada na Europa, onde se cultiva como planta ornamental e aromática. As folhas são lanceoladas e rugosas, e exalam um intenso aroma a limão. Esta planta é verdadeiramente miraculosa. Rica em óleos essenciais. Há quem a confunda com a verbena, mas trata-se de plantas diferentes, pertencentes até a famílias botânicas distintas.

Propriedades Medicinais: A Lucia Lima tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e é um relaxante do sistema nervoso. O efeito antioxidante da lúcia-lima é equivalente ao do chá verde. É um suave sedativo e calmante, indicado para diferentes tipos de alterações nervosas, especialmente no caso da ansiedade. Melhora o sono e reduz as enxaquecas com um chá de 3 a 5 folhas tomado antes de deitar. Para abrir o apetite pode beber uma infusão deste chá antes das refeições.
Para ajudar à digestão (enfartamento, indigestão ou digestões pesadas) beba o chá durante a refeição, evitando assim as cólicas intestinais e os gases (flatulência). Contribui ainda para aliviar a sensação de vómito. É tambem aconselhado no tratamento das menstruações dolorosas, devido ao seu efeito espasmolítico e anti-inflamatório, aconselhado também nas cólicas biliares, renais e nas infecções urinárias. Também reduz a pressão arterial, hipotensora. Esta planta está indicada para protecção contra os efeitos adversos da quimioterapia na medula óssea, pois exerce uma acção antigenotóxica, devido ao seu efeito antioxidante.

O Banho: Quando usadas num banhode imersão, libertam uma fragância muito relaxante.

Na Cozinha: As folhas podem ser usadas para aromatizar azeites e vinagres, sobremesas de fruta, gelatinas e bolos. Para temperar a àgua, pode adicionar uma folha quando coze peixe. Conferem um sabor alimonado aos pratos de peixe ou de aves de capoeira, às marinadas de vegetais, molhos para saladas, compotas, pudins e bebidas. Também é usada em infusões herbais ou para fazer sorvetes.

Outros: O seu óleo essencial é muitor utilizado para fazer perfumes. A Lucia-Lima é também muito utilizada como repelente de insectos, quer o óleo essencial diluído em àgua, quer uma forte infusão aspergida nos locais invadidos por mosquitos, quer ainda a própria planta colocada dentro das gavetas e roupeiros para conferir um agradável aroma às roupas e afastar as traças. (também mantém afastadas as pragas das hortícolas).

As folhas secas podem ser usadas num pot-pourri, que conservam o aroma intenso durante mais de 2 anos.


NOTA: Este chá não deve ser consumido a longo prazo pois pode causar problemas gástricos e de digestão.








Sem comentários:

Enviar um comentário